quinta-feira, 6 de março de 2008

Favas Doces Favas

As Favas de Cacau

A história do cacau e, consequentemente, do chocolate, tem uma origem bastante remota. Pouco se sabe sobre esta origem no entanto, reconhece-se que os primeiros “chocólatras” conhecidos da história foram os índios astecas.
Quando os espanhóis, sob o comando de Fernando Cortez, iniciaram a conquista do México, em 1519, notaram que os nativos ofereciam aos deuses, estranhas tabletes escuras. Ficaram intrigados, mas logo descobriram a sua origem: eram feitos dos frutos do cacaueiro, uma árvore quase sagrada para os índios.
Os astecas chamavam de cacahuatl o fruto da árvore e de tchocolath a bebida fria e espumante, preparada por ele. Foi, aliás, com uma taça dessa bebida que o imperador Montezuma recebeu Cortez pela primeira vez, em sinal de boas-vindas e de consideração.
No entanto, no início, os espanhóis não apreciaram o chocolate. Cortez impôs-lhes o seu consumo, pois, como escreveu ao imperador Carlos V, "uma taça da preciosa bebida permitia aos homens caminhar um dia inteiro sem a necessidade de outros alimentos".
"Pelas virtudes maravilhosas" e uso cada vez mais difundido, o cacau acabou por se transformar em moeda. Dez favas valiam um coelho. E por cem favas de primeira qualidade adquiria-se uma escrava.
E tu, já sabias desta?...

Sem comentários: