O valor nutritivo de um alimento não depende apenas da sua composição e origem, mas também da forma como é cozinhado. E de acordo com a técnica de preparação, qualquer alimento pode ser enriquecido ou empobrecido em vitaminas, minerais, proteínas, lipídeos ou hidratos de carbono. Assim sendo, a cozedura a vapor é o método que melhor conserva as qualidades dos alimentos. Muito saudável, este procedimento permite assegurar todo o sabor dos alimentos, ao contrário da fervura clássica, onde tanto o gosto como as vitaminas hidrossolúveis tendem a passar para a água. E melhor, podem cozinhar-se por este processo, não só peixes e verduras, como também carnes, já que a cozedura ajuda a retirar a gordura da carne, pois esta funde-se e dilui-se na água. O vapor, tal como a água, ferve a uma temperatura de 100ºC, mas o seu calor específico é menor e, por isso, o alimento demora mais tempo a aquecer, razão pela qual se conservam os minerais, as vitaminas e as substâncias aromáticas. E tu, se não sabias desta, já contaste a tua mãe?
Somos três "nutricioblastos" do 1º ano, Laura, Mafalda e Rita.
Criamos este blog no âmbito da disciplina de Comunicação de forma a divulgar temas relacionados com o saboroso mundo da alimentação, tentando estimular atitudes saudáveis.
Por isso maltinha... Make a difference!!
Segundo em estudo chinês, esta fruta tem um ingrediente extremamente eficaz contra certos tipos de cancro: evita que as células cancerosas na cabeça e garganta se multipliquem. E felizmente ela não está só; frutas como a uva ou os morangos contêm uma substância denominada “lupeol” que o permite. O estudo foi desenvolvido de Hong Kong com recurso a cobaias e será publicado na revista Cancer Research. Tudo indica que o lupeol é inclusive mais eficaz do que os medicamentos convencionais para contrariar o crescimento das células cancerosas, além de não apresentar efeitos secundários. O próximo passo será repetir os testes em humanos e perceber a acção do lupeol em contacto com outros cancros. Fumar pode tirar o sono
Os efeitos da nicotina parece que não se limitam aos pulmões dos fumadores. Uma pesquisa realizada por investigadores da universidade norte-americana Johns Hopkins mostra que os fumadores podem ter até quatro vezes mais perturbações do sono do que os não fumadores. Uma das consequências visíveis são períodos de sono profundo mais curtos e de sono leve mais prolongado. Uma espécie de síndrome de abstinência nocturna, por falta de nicotina durante as muitas horas de sono é a explicação avançada pelos investigadores para estes problemas. Azeite purificador
Não é por acaso que na tradição judaico-cristã as unções com azeite são recorrentes. As suas propriedades purificadoras vêm ao de cima agora pela mão da ciência. Um estudo publicado no Jounal of Nutrition prova que o azeite contraria os efeitos negativos das gorduras no organismo. Sendo uma gordura monoinsaturada, reduz os índices de colesterol durante a ingestão. Por outro lado, o seu consumo regular pode ajudar a controlar a morte das células e as inflamações vasculares. Obesidade vs Gravidez
As mulheres obesas têm mais dificuldade em conceber, revela um estudo holandês publicado na revista Human Reproduction. Uma investigação pertinente já que foi realizado apenas entre casais que, tecnicamente, não deveriam ter quaisquer problemas no momento da concepção. Assim, quilos a mais poderão reduzir até 43% as possibilidades de ter um filho sem recurso a métodos artificiais. Concluiu-se ainda que, por cada ponto a mais de índice de massa corporal (IMC), as hipóteses de concepção descem 5%. Segundo os investigadores, uma das razões possíveis serão alterações hormonais que afectam a fertilização e a implantação correcta, provavelmente uma hormona chamada leptina. Por que é que a barriga faz barulho quando estamos com fome? Sempre que o estômago se prepara para receber alimentos, as paredes do abdómen funcionam como um amplificador, contraindo-se. Este processo costuma acontecer nos horários em que a pessoa está habituada a comer. Às vezes o barulho é tão forte que parece existir um monstro na barriga do "faminto". A temperatura ambiente regula as refeições Um adulto comum necessita em média 2000 calorias diárias para suprir as suas necessidades energéticas, porém essa regra não funciona em todo o mundo. As pessoas que vivem em países temperados utilizam cerca de 3500 calorias diárias. Já na Antártida, onde se vive com temperaturas extremamente baixas, as pessoas precisam de cerca de 5000 calorias ao dia. Por que é que a digestão se torna mais difícil a partir dos 50 anos? A partir dos 50 anos de idade, a alimentação do ser humano deve de ser mais leve, porque o estômago diminui a produção de suco gástrico e a digestão torna-se mais difícil. Daí a sensação de peso que os idosos sentem no estômago e também a frequência com que sofrem de indigestões.
Cafeína e Diabéticos
Uma dieta sem consumo de cafeína poderá ajudar a controlar o nível de açúcar nos diabéticos tipo II, de acordo com um estudo realizado nos Estados Unidos. Um aumento do nível da glicose pode estar associado à cafeína que transporta a glicose e que pode activar a libertação de adrenalina, o que contribui para o aumento do nível de açúcar.
Comprimido Contra a Obesidade
Os ingleses estão a desenvolver o primeiro comprimido de dieta para bebés. Ao programar uma glândula no cérebro que estimula a queima de calorias, espera-se que mais tarde possam comer o que quiserem sem engordar. Verdade ou não, estranho ah?
Adoçante vs. Açúcar A sacarina, utilizada em refrigerantes dietéticos, pode engordar mais do que açúcar. Isto porque, segundo um estudo nos EUA, a sacarina estimula o sistema digestivo para a ingestão de calorias. Quando não ingeridas, o organismo fica desregulado e necessita de mais alimentos, logo ganha-se peso.
Arando Combate o Cancro
Investigadores revelaram que o sumo de arando torna os medicamentos oncológicos à base de platina mais eficazes contra o cancro do ovário. O segredo está na proantocianidina, um químico presente apenas na composição dos arandos.
Sem comentários:
Enviar um comentário