
A Roda dos Alimentos é um instrumento de educação alimentar reconhecido pela população portuguesa pela sua utilazação desde 1977 na campanha "Saber Comer é Saber Viver"
A nova Roda dos Alimentos mantém o seu formato original, em forma circular, à qual se associa o prato vulgarmente utilizado nas refeições. Ao contrário da pirâmide, o círculo não hierarquiza os alimentos mas atribui-lhes igual importância.
Esta divide-se em sete grupos de diferentes tamanhos que reúnem alimentos com propiedades nutricionais semelhantes. A diferença nas dimensões de cada grupo indicam a proporção de peso com que cada um deles deve estar presente na alimentação diária.
Não possuindo um grupo próprio, a água está também representada em todos eles, pois faz parte da constituição de quase todos os alimentos.
De uma forma simples, a nova Roda dos Alimentos dá-nos todas as dicas para uma alimentação saudável, isto é, uma alimentação equilibrada, variada e completa!
1 comentário:
Esta nova roda dos alimentos faz todo o sentido, uma vez que esta melhor organizada que as anteriores e, como o referido no texto elaborado pelas nossas colegas, é mais razoavel que as piramides alimentares.É preferivel convencionar-se uma roda dos alimentos em vez de piramide porque assim sendo não há uma hierarquização dos alimentos, não lhe atribuindo mais importancia a certos alimentos, assim sendo verifica-se que todos os alimentos são necessarios ao nosso organismo embora n devam ser ingeridos todos em grandes quantidades. Este novo formato da roda inclui a água, uma grande falha das anteriores, uma vez que sem a água a vida n seria possivel, esta encontra-se em todos os alimentos e constitui a maior parte do nosso organismo!
Enviar um comentário