sexta-feira, 25 de abril de 2008

Comer Bem, Mesmo Fora De Casa

SÃO CADA VEZ MAIS as pessoas que optam pela alimentação fora de casa. Os motivos são os mais diversos: diferentes estilos de vida, horários desregulados e desencontrados, prioridades familiares e outros factores que afastam a alimentação para um segundo plano. Simultaneamente, verificam-se enormes mudanças nas disponibilidades alimentares e nos tipos de tratamento e transformações sofridas pelos alimentos que ingerimos no dia-a-dia. Mas esta realidade tem reflexos na energia ingerida diariamente, isto é, no consumo diário de calorias. Consequentemente, o risco de excesso de peso pode aumentar se não forem feitas as escolhas correctas.
Comer fora de casa pode e deve ser algo mais saudável. Uma oportunidade para viver uma experiência alimentar agradável, do ponto de vista nutritivo e sensorial, desde que as pessoas se encontrem devidamente preparadas e esclarecidas para este efeito.


Assim, relembramos 4 passos para comeres saudavelmente fora de casa:

1. Planeia antecipadamente
Os primeiros passos para o sucesso devem acontecer antes de chegar ao restaurante, devendo utilizar as seguintes estratégias:
  • Nunca chegues completamente esfomeado/a
  • Sempre que possível, selecciona cuidadosamente o teu restaurante
  • Se tiveres de esperar no bar pela tua mesa, pede uma bebida não alcoólica como a água com ou sem gás, um sumo de fruta natural ou um néctar

2. Tira o maior partido possível do menú


  • Tem sempre presente os objectivos de saúde
  • Verifica os pratos apelidados de saudáveis já que alguns, por exemplo, as saladas, podem continuar a ser ricos em azeite ou óleos, frutos secos, queijos e grandes fornecedores de calorias
  • Pergunta sempre sobre palavras ou tipos de cozinhados que não conheças, sobretudo nos restaurantes étnicos, chineses, tailandeses, indianos, etc
  • Não te esqueças de perguntar se alguns itens não poderão ser servidos de uma forma mais saudável. Será que os brócolos têm manteiga ou poderão ser servidos simples? Não poderá o pão vir só com o prato, evitando que se coma demasiado antes?
  • Sê criativo com as tuas escolhas. Desfrute de comida mais saborosa e variada, com menos gordura e menos calorias. Procure ter sempre à disposição uma quantidade generosa de frutos e vegetais. Peça sopa, sobretudo de legumes, em vez de uma outra entrada.

3. Toma controlo sobre ti própria/o

  • Come devagar. Experimenta o sabor e a textura da comida, a atmosfera, a conversa... E se a manteiga ou os croquetes de entrada te parecem irresistíveis, pede para os retirarem da mesa...
  • Se não consegues mesmo resistir à tua sobremesa favorita, limita a porção ingerida ou divide-a com um ou dois amigos.
  • Diz adeus à culpa. Lembra-te que um excesso ocasional não é problema para a maioria das pessoas. Retoma logo de seguida à tua dieta usual balanceada e saudável, procurando igualmente manter uma actividade física adequada.

4. Aprecia a refeição fora de casa

Comer fora é uma forma de apreciares pratos que, geralmente, não se preparam em casa. É também uma forma de relaxares e de entretenimento, uma oportunidade para experimentares comidas e sabores de diferentes origens, regiões e culturas. Mas acima de tudo, é uma excelente forma de combinares a alegria de comer na companhia da família e de amigos. Por isso, aproveita a companhia, a atmosfera e a comida saborosa e saudável…

1 comentário:

Catarina Silva & Diana Mota disse...

Nunca é demais relembrar as pessoas os bons hábitos alimentares; a forma como escolheram para o fazer está muito apelativa. Continuem o bom trabalho... :)