terça-feira, 1 de abril de 2008

Há Mitos e Mitos!

Dia Das Mentiras
1 de Abril

Assinala-se hoje o dia das mentiras. A data terá sido criada há 444 anos em França, e a tradição permite que neste dia se falte à verdade sem que isso traga consequências de maior. Como o "Favas Contadas" é um blogue sério, nao podemos contar mentiras, pelo contrário, queremos desmistificar muitas afirmações sobre a alimentação que nao se baseiam em qualquer facto cientifico e que enganam muita gente. Para esclarecer as pessoas que se sentem baralhadas com algumas destas mentiras, deixamo-vos com cinco breves mitos desvendados:


Exercício físico aumenta o apetite?
Não existem provas científicas de que o aumento da actividade física aumenta a ingestão de comida. Antes pelo contrário, existem factos a comprovar que a fome é diminuída depois da prática de exercício intenso, devido a uma maior libertação de hormonas, nomeadamente a leptina, que é anorexigénica (diminui o apetite). Contudo, este efeito dura apenas uns dias e por si só, também não influencia a ingestão de comida a longo prazo. Por isso, pode-se concluir que não existe efeito entre exercício físico e o aumento do apetite.

Pão torrado emagrece?
O pão torrado em casa não é mais que o aquecimento do pão, onde ocorre dois grandes factores: a sua desidratação e a reacção de Maillard. A primeira é apenas a diminuição da quantidade de água no pão, dando-lhe uma textura mais rija e estaladiça; enquanto a segunda, é uma reacção química entre um aminoácido ou proteína e um hidrato de carbono reduzido, obtendo-se o sabor e cor acastanhada, característicos do pão torrado. Assim, na desidratação não existe perda de nutrientes, apenas e só, diminuição do teor de água e esta não tem valor nutricional. Na reacção de Maillard existe uma perda pouco significativa de nutrientes. Logo, o valor nutricional de uma fatia de pão é igual ao do pão torrado.

Água às refeições engorda?
A água é das poucas coisas que ingerimos que não tem calorias. Logo, não engorda, mas também, como muitas pessoas pensam, não emagrece. Poderá ser responsável por algum excesso de peso se houver alguma situação clínica anormal que provoque a sua retenção nos tecidos. Mas isso nada tem a ver com gordura ou obesidade! No entanto, quando ingerida às refeições, sobretudo em grandes quantidades, poderá contribuir para a dilatação do estômago, factor que poderá provocar posteriormente a ingestão de mais comida.

O pão integral é melhor para quem quer emagrecer?
Desengane-se quem come este tipo de pão para emagrecer, não há nenhum alimento que emagreça. No entanto, os cereais integrais ou seus derivados como o pão, tendo praticamente as mesmas calorias que os seus homólogos mais brancos, têm, no entanto, um maior teor de fibras que são fundamentais para uma maior e mais duradoura saciedade, evitando que se volte a comer tão rapidamente, e apresentando, simultaneamente, um maior valor nutritivo.

A acne é causada pela alimentação?
De acordo com vários estudos científicos, nenhum tipo de comida, incluindo batatas fritas, gelados e chocolate demonstraram causar acne. Contudo, algumas pessoas insistem que certos tipos de comida afectam a sua acne. Sabendo que uma dieta equilibrada faz sempre sentido, segundo dados científicos, se a acne for tratada convenientemente, não há motivos para haver inquietações sobre o efeito da comida.

Sem comentários: