Parte I
Sabias que o termo sopa tem origem no sâncrito sû, que significa “bem” e em pô, que significa “alimentar”, o que resulta em “bem alimentar”?

A importância da sopa na nossa alimentação é indiscutível, não só pela variedade dos nutrientes presentes nas hortaliças, legumes e leguminosas – que lhe conferem uma baixa densidade energética –, mas também devido aos benefícios que desencadeia a nível funcional.
Um dos grandes benefícios que a ingestão de sopa acarreta é o efeito saciante, que se deve não só ao seu volume – potenciado pela elevada quantidade de água – mas também à sua riqueza em fibras alimentares e à temperatura com que é vulgarmente ingerida. Estes aspectos – fundamentais na regulação do apetite – tornam a sopa um prato de eleição na abertura das refeições ou mesmo como refeição principal! O bom funcionamento da flora intestinal, a manutenção dos níveis de gordura no sangue em valores saudáveis e o elevado poder antioxidante de muitos dos seus alimentos, são outros dos benefícios desta super-refeição!
Deves ter sempre em consideração:
- Escolhe produtos da época para confeccionar a tua sopa, pois são nutricionalmente mais ricos e têm uma menor quantidade de químicos.
- Adiciona hortaliças de cor escura e legumes de polpa colorida; são excelentes fontes de fibras alimentares e antioxidantes.
- Quando utilizares a sopa como prato principal, enriquece-a com diferentes fontes de proteínas vegetais – como o grão, feijão, ervilhas – tornando-a assim mais completa e equilibrada. O gérmen de trigo e cereais integrais também representam uma boa solução.
- Se optares pela utilização de carne na confecção da sopa, tenta ser moderado(a) nas doses adicionadas.
Não te esqueças… até na forma como confeccionas a tua sopa podes ser diferente; não te deixes levar pela rotina, quebra a monotonia!
1 comentário:
Heys*
sopinha,hummm...adoro e foi a primeira coisa q aprendi a fazer na vida universitaria!
esta muito bom o blog...bjinho maffy!
dica:q tal escreverem qualquer coisa sobre vegetarianismo!?
mariana
Enviar um comentário