domingo, 27 de abril de 2008

É Hora De Agir!...



OS NÚMEROS SÃO ALARMANTES. Cerca de 30% das crianças portuguesas têm excesso de peso e esta percentagem não pára de aumentar. A Plataforma contra a Obesidade da DGS é um reflexo da vontade de agir que coincide com a necessidade europeia de empreender acções preventivas urgentes e a este respeito no ano de 2008.

Existem dois factores na base do crescimento da obesidade infantil. Por um lado, temos a perda dos valores tradicionais da alimentação que se reflecte na alimentação das crianças - menor consumo de sopa, frutos, hortaliças, legumes e cereais completos – e consumo de produtos de reduzido valor nutricional e elevada densidade calórica. Por outro lado, os Portugueses são de todos os povos da União Europeia aquele que apresenta maior nível de inactividade física.

A Plataforma contra a Obesidade entende que a abordagem à Obesidade Infantil envolve como princípio básico a prevenção. A orientação da família para estilos de vida saudáveis e a promoção e educação para a Saúde nas escolas são pilares essenciais das actividades e iniciativas do Projecto OI da Plataforma.
A estratégia de intervenção através da prevenção primária no ambiente escolar assume expressão máxima no Projecto OI da Plataforma contra a Obesidade. A parceria instituída entre o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação pretende firmar a importância que a escola assume no combate à obesidade infantil, sobretudo na promoção de ambientes saudáveis escolares, com espaço para todos os seus actores desde os pais, aos professores, às crianças, aos auxiliares de acção educativa, aos cozinheiros, para que todos possam agir com a mesma linguagem. Este programa visa também aproximar a comunidade em geral à escola, onde as autarquias e os Centros de Saúde assumirão um lugar de destaque. Importa referir que este projecto se alicerça no conhecimento desta doença infantil e, nesse âmbito, tiveram início, já este ano lectivo (2007/2008), 3 estudos com carácter de vigilância nutricional.

Fazer com que as crianças colaborem na cozinha desde pequenas e participem em ateliers e jogos com alimentos na escola pode ser interessante. É fundamental que percebam que existem alimentos que se devem ingerir diariamente e outros que são reservados para os dias de festa.


Sem comentários: