terça-feira, 15 de abril de 2008

Quem disse que não a podias beber?


No fim-de-semana passado lemos algo que nos intrigou…
Não é que na revista em causa (na respectiva área de nutrição & saúde) vinha um artigo intitulado “Bebidas com gás podem fazer parte de uma dieta saudável”?
Que toda a gente sabe que o trio maravilha para uma vida saudável é: actividade física, alimentação equilibrada e o mínimo de horas de sono e descanso, é bem verdade. Que toda essa mesma gente nunca incluiu nessa alimentação variável e ponderada, as bebidas com gás, também!
No entanto, (e espantem-se com esta!) diz a dita revista que já está cientificamente comprovado que o gás das bebidas não contém energia assimilável pelo organismo, e daí que não possa ser o responsável pelo aumento de peso. O gás não contém calorias! (o que contraria o actual mito da obesidade causada pelo mesmo)
E não é só. Refere ainda, que também foi provado que estas bebidas podem contribuir para a diminuição do risco de cancro quer no esófago quer no estômago, contrariando, por sua vez, o mito do refluxo gástrico (aquela sensação de desprazer causada pela subida da comida do estômago para o esófago) associado ao gás.
E isto é tudo muito engraçado até porque assim sendo, a nosso ver, ressaltam daqui duas grandes vantagens. Primeiro, uma vez que estas bebidas gaseificadas têm grande percentagem de água, podem então ser um óptimo recurso para a regulação e manutenção do peso corporal e sua hidratação. E segundo, visto que a maioria das pessoas sujeitas a uma dieta alimentar saudável para emagrecer descrita por um nutricionista ou profissional da área, tem sempre muita dificuldade em cumprir o plano à risca tal é o esforço implicado pela rejeição inerente, esta até que é uma “boa maneira” de fugir à regra.
Além disso todos sabemos que há uma tendência lógica para se consumir aquilo que nos dá prazer. Ora, se na actual sociedade de consumo as bebidas gaseificadas estão no seu auge, eis uma forma oportuna de se juntar o útil ao agradável!

1 comentário:

Rita Pires disse...

O facto é que as pessoas relacionam o consumo de bebidas gaseificadas com problemas de excesso de peso.
Estes problemas só estão relacionados quando as bebidas gaseificadas têm adição de açúcar.
A água com gás é utilizada há muito tempo para "ajudar" a digestão.
A distinção entre bebidas gaseificas e bebidas gaseificas com adição de açúcar, não está totalmente clara para os consumidores e,por isso,este mito de que as bebidas com gás engordam!