quinta-feira, 17 de abril de 2008

Vai um cházinho?

Parte I


O chá é uma bebida deliciosa existente em vários sabores, que aquece o organismo, sendo quase isenta de calorias. Contudo, deve tomar-se muito cuidadosamente com os chamados “acompanhamentos”, pois de nada serve tomar uma acalórica chávena de chá, se esta for consumida com grandes quantidades de bolachas, tostas ou pão, barrados com doces, geleias e compotas, ou até com manteiga ou queijo fresco.
Assim, para quem deseja perder ou manter o peso corporal, há que utilizar sempre o bom-senso e moderação, na escolha.

Quanto à sua origem, o chá é uma das bebidas mais antigas consumidas pelo Homem e, segundo a história, o seu cultivo teve início na China. Diz a lenda que um imperador repousava sob uma árvore de chá, enquanto fervia água para beber, quando algumas folhas caíram sobre a água, sem que ele percebesse. Ao ingerir a infusão, notou um sabor agradável e concluiu que provinha das folhas da árvore. Proclamou, então, que todos consumissem esta bebida, descobrindo-se as suas primeiras propriedades benéficas.

Eis aqui uma boa dica para matar a sede e, quiçá, aquecer; pois para os dias e noites frias de Inverno, nada melhor do que uma chávena bem quentinha desta agradável e mística bebida.

1 comentário:

Rita Pires disse...

Concordo que no inverno um cházinho sabe muito bem mas também confesso que, como gosto muito de chá, no verão fresquinho é uma maravilha!