terça-feira, 8 de abril de 2008

E Tu, já Tomaste o Pequeno-Almoço Hoje?

Parte I


Por vezes acontece que muita gente fica em jejum cerca de 12 horas desde a hora do jantar até ao pequeno-almoço do dia seguinte e, durante esse período, os níveis de energia decrescem. A primeira refeição do dia é fundamental uma vez que restitui a energia e os nutrientes necessários para o nosso corpo e cérebro, após uma longa noite de sono. São só vantagens para quem toma pequeno-almoço, principalmente um completo:
  • Ingerem-se quantidades mais adequadas de nutrientes essenciais, importantes para um corpo e estilo de vida saudáveis;
  • Tende-se a ter um peso mais adequado;
  • Ajuda a manter a performance cognitiva mais elevada, melhorando a sua concentração;
  • Evita a fraqueza e quebra de rendimento físico e intelectual no final da manhã;
  • Reduz o apetite para o almoço, contribuindo para uma distribuição alimentar e calórica mais saudável e equilibrada;

No fundo, todos beneficiam em tomar o pequeno-almoço pouco tempo após acordar, especialmente as crianças e adolescentes que, por se encontrarem numa fase de crescimento e desenvolvimento, não devem ser privadas desta refeição.
Já o contrário também acontece. Saltar esta refeição pode ter várias consequências que se manifestam de diferentes formas e consoante as pessoas. Por exemplo, hipoglicemias (descida abrupta de glicose no sangue), quebras no rendimento físico e intelectual, diminuições da capacidade de resposta e de reflexos, etc.
A pergunta que se segue é então que pequeno-almoço tomar?
Para se obter o máximo de benefícios do pequeno-almoço, este deve de ser completo e equilibrado, combinando todos os nutrientes possíveis. De entre os mais aconselháveis:
*Hidratos de Carbono – pão (mistura ou integral) e cereais; excelentes fornecedores de energia.
*Proteínas – leite e seus derivados; que não só podem como devem fazer parte de um bom pequeno-almoço.
*Lipídeos e Gorduras – manteiga, queijo e gorduras existentes por exemplo no fiambre; quando consumidas com moderação.
*Sais Minerais – diversos minerais fornecidos pelos frutos e cálcio proveniente particularmente do leite e dos seus derivados; fundamental para os ossos e dentes.
*Vitaminas – as hidrossolúveis (complexo B e vitamina C) que existem em abundância nos frutos, e as lipossolúveis (A, D, E, K) que existem nos frutos secos, leite e seus derivados.
*Fibras – pão e cereais são ricos em fibras que contribuem para o bom funcionamento do tubo digestivo, reduzem a absorção de gorduras e colesterol no intestino e desempenham um importante papel na prevenção de alguns tipos de cancros.

Uma alimentação saudável começa com um bom pequeno-almoço, mas não nos devemos esquecer também que complementá-la com caminhadas ao ar livre e fazer exercício é essencial para a manutenção da boa saúde, tanto física como mental.

Sem comentários: