quinta-feira, 3 de abril de 2008

Um Ácido Gordo Para Manter … A Linha!

O excesso de peso e a obesidade constituem, actualmente, um problema de saúde pública. Longe vão os tempos em que a gordura era formosura. Hoje, é sinónimo de ameaça para a saúde, meio caminho para doenças como a hipertensão, a diabetes e as cardiovasculares.
A consciência deste risco é cada vez mais real, chocando com uma outra realidade: a de um estilo de vida dominado por uma alimentação excessiva em gorduras e pelo sedentarismo. Há um claro desequilíbrio entre as calorias ingeridas e as dispendidas, o qual se converte em massa gorda e, através dela, em quilos a mais.
Para muitas pessoas este é o ponto de partida para uma sucessão de esforços visando manter a silhueta. Mas serão esforços inglórios se assentarem em medidas radicais, em busca de resultados rápidos. É que, quando se trata de perder peso, não há soluções milagrosas: é preciso um compromisso sério e muita persistência.
Nesse percurso, é possível contar com algumas ajudas. Como a que é proporcionada pelo ácido linoleico conjugado, mais conhecido por CLA. Trata-se de um ácido gordo natural que contribui para reduzir o armazenamento de gordura ao mesmo tempo que aumenta a massa muscular. O que acontece é que esta substância aumenta o metabolismo, fazendo com que haja um maior desgaste das gorduras acumuladas no organismo.

São quatro os mecanismos de acção deste componente:
  • diminui a quantidade de gordura armazenada após as refeições;
  • aumenta a taxa de degradação de gorduras nas células gordas;
  • aumenta a taxa do mecanismo de degradação;
  • reduz o número total de células gordas.

A acção concertada destes mecanismos conduz ao decréscimo quer do número quer do tamanho de células gordas e, consequentemente, à redução da massa gorda corporal.
Tudo com a vantagem de ser uma substância natural: é que este ácido gordo está presente em alimentos que fazem parte da nossa dieta diária, como as carnes e os lacticínios gordos. São, porém, produtos gordos que devem ser consumidos com moderação, o que significa que acabamos por ingerir menos do que o necessário para a sua eficácia ao nível do metabolismo das gorduras. A alternativa existe sob a forma de suplementos, disponíveis na farmácia e sujeitos a aconselhamento farmacêutico para um uso seguro!

Sem comentários: